quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Professor de Língua Portuguesa em Cabo Verde

O que é ser professor de português em Cabo Verde?
Aspectos positivos e negativos

     Começo por dizer que, a missão de professor é uma tarefa nobre, bonita, cheia de responsabilidade mas, que, às vezes, traz alguma frustração. Em relação às duas primeiras características consegue-se fazer desabrochar no aluno, sujeito do processo educativo, o interesse por aquilo que se transmite. Quando assim acontece, o trabalho torna-se mais fácil. Pena que na maior parte das vezes não se passa assim.
     No que toca à responsabilidade, é porque se trabalha com pessoas que, de uma forma ou de outra, estão a ser preparadas para o futuro e que se triunfarem é motivo de orgulho, se fracassarem pode ser que o outro interveniente no processo educativo, o professor, tem alguma responsabilidade. Por isso, deve-se cumprir esta tarefa da melhor forma possível, com sentido de responsabilidade, empenho, amor e muita dedicação.
Passando para o que se propôs como tema para este texto a pergunta “O que é ser professor de português em Cabo Verde?”, responderia que é um cargo de muita responsabilidade, tarefa espinhosa, tarefa de muita entrega, que exige preparação constante, é um desafio grande, é ser um investigador permanentemente e, muitas vezes, um verdadeiro artista das palavras escritas e orais.
     Muitas vezes não se consegue alcançar o sucesso desejado, porque as turmas são numerosas e heterogéneas, os alunos não trazem os objectivos mínimos exigidos como perfil de entrada para o ensino secundário, a falta de material didáctico, ausência de hábitos de leitura, não gostar de fazer leitura silenciosa, a interferência do crioulo na língua portuguesa e, por último, o não saber estar na sala de aula. São alguns aspectos negativos que contribuem para o fracasso do trabalho do professor.
Há um aspecto importante que não pode ficar de fora, que é a extensão do programa. Quando numa turma a maior parte dos alunos tem problemas de base fica difícil o professor fazer um trabalho de recuperação dos alunos mais fracos, porque tem que cumprir o programa. O que acontece, na maior parte das vezes, é que o professor passa por cima, deixa as dificuldades dos alunos e vai prosseguindo com a matéria, os alunos fracassam e ele também. Fica a vontade de se fazer diferente e não se conseguir. É a frustração que está referida no início do texto.
     Ser professor de português é bom porque há a possibilidade de enriquecimento cultural e linguístico devido às consultas que se faz para se preparar as aulas.
      Há um outro enriquecimento que tem a ver com o contacto que se estabelece com vários alunos de diversos níveis, o que proporciona experimentar diferentes dificuldades e tentar resolvê-las. O professor sente-se renovado e capacitado sempre que consegue ultrapassar, com sucesso, as barreiras com que se depara.
Espero ter correspondido às suas expectativas.


Professor: Silvino Cardoso

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