quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mornas eram as noites: Forçadamente mulher forçadamente mãe


Escola   Secundária   Abílio    Duarte
Trabalho   Individual de  Português 
Tema:  Análise  de  um   conto:“ Forçadamente mulher forçadamente mãe”
Aluno:  Ivandro   Pereira  Monteiro  17  Turma:10º G                                                                                            
 Professor : Ricardino Rocha
Introdução:

Este trabalho foi pedido pelo professor da língua portuguesa Ricardino Rocha a análise um conto “ forçadamente mulher forçadamente mãe” da obra “mornas eram as noites”, de Dina Salústio, com o objectivo de aprofundar as matérias.

Dados biobibliografica da autora(vida e obra):

Dina salústio nasceu em santo Antão,cabo verde , Professora , Assistente Social , trabalhou  em  Portugal  Angola e  Cabo  Verde.
Tem  colaboração  em  Prosa  e  Poesia  na  imprensa  Cabo-verdiana  e  no   estrangeiro.
Em  1994  foi – lhe  atribuído  o  primeiro   prémio  de  Literatura  Infantil  em  Cabo Verde  e  no  mesmo  ano   publicou  mornas  eram  as  noites,  uma  colectânea  de  35 contos.
Membro  da   associação  dos  escritores  Cabo -  Vendeanos  participou  na  antologia  de  poesia  cabo – verdeana  mirabilis  de  veais   a   o  sol  na  colectânea  Cabo  Verde:  Insularidade  e  Literatura , tanto  na  versão  Portuguesa   como   na  Francesa .
Em   1999  ganhou  o  3º  prémio  de  Literatura  infantil  dos PALOP . 
A   estrelinha   tlim  tlim.  Livro  infantil   e  A   Louca  de  serrano ,  seu  1º  romance   foram   editados  em  1998.            
Contextualização (inclui a justificação do título) e estrutura da obra:
O título do texto está bem relacionado com o texto porque fala de uma adolescente que estava grávida e ela não estava preparada para ser adulta e nem estava preparada para receber uma criança porque ela era completamente imatura.

Categorias da narrativa: 
Narrador: É o produtor do discurso narrativo, que não deve confundir - se com o autor.
Exemplo - “Queria vê - la com raiva. (pág. : 35, 1º linha)
 Quanto ao papel na acção: É homodiegético: Porque ele está presente e toma parte na história narrada, sobre a forma de “eu” .
 Exemplo - “Queria que ela e todas elas se juntassem e calassem para sempre os latidos daqueles que perseguem manhosamente as nossas meninas na quietude das noites”. (pág.35,7º parágrafo, 1º linha até 3º linha)    
Quanto a ciência: O narrador é omnisciente porque ele sabe de tudo. Exemplo - “ E chora às escondidas. E faz contas e às luas. (pág.35; 5º parágrafo) Quanto a visão: 
Focalização Interna: O narrador sabe tanto quanto a personagem
Exemplo: “ Ainda há dias ela ria e dançava pelos cantos. (pág. 35; 1º parágrafo 1º linha até 2º linha)
Focalização externa: O narrador apenas fala o que vê. Exemplo: “ Agora apenas um rostinho triste e resignado que de longe em longe se abre … ( pág. 35 ; 1ºlinha até 2º linha)   

Personagens: são os seres reais ou não reais que fazem parte da história
Personagem Principal: Paula
Personagem Secundária: Narrador:
Personagem Referidas (Figurantes): Meninas, Perseguidores, Mães.
Caracterização directa:
Heterocaracterização: Quando uma personagem ou narrador caracteriza outra personagem. Exemplo: “ Hoje carrega penosamente uma barriga enorme ”(pág. 35; 1º paragrafo, 4º linha)
Caracterização Indirecta: É aquela que o leitor deduz do comportamento da personagem (atitudes e modo de falar. Exemplo: “ Agora apenas um rostinho triste e resignado que de longe em longe se abre … ”( pág.35  4º parágrafo  1º linha até 2º linha …)

Acções: São os acontecimentos de uma história que acontece num tempo e espaço
Acções Principal: “ Para Setembro Paula terá seu filho”( pág. 35  ;1º parágrafo  1º linha)
Acções secundárias: “Hoje carrega penosamente uma barriga enorme sozinha” pág.35 ;4º linha)
Quanto a sequência narrativa: Temos encadeamento porque a história é linear.
Quanto a Delimitação: É uma narrativa aberta porque não sabemos o destino final da personagem (Paula).

Espaço: É o local onde se desenrola a história.
Espaço Físico: Cantos 
Espaço psicológico: Lua

Tempo: É o momento em que se desenrola a história.
Tempo Cronológico: É o tempo real Exemplo: “  Hoje   carrega  penosamente  uma  barriga  enorme”
Tempo Psicológico: É o tempo medido pela estimativa de alguém. Exemplo: Queria que ela e todas elas se juntassem e calassem para sempre os latidos daqueles que perseguem manhosamente as nossas meninas na quietude das noites.
Analepse: É o recuo da história. Exemplo: “ Ainda há dias ela ria e dançava pelos cantos.
Modo de expressão Literária/Formas de apresentação da Narrativa: 
Descrição: informação sobre as personagens, espaço, tempo e objectos. Exemplo: Paula perdeu o olhar meigo e livre de adolescente

Comentário:

Eu achei este texto muito importante porque ajuda – nosa  reflectir  sobre  a  problemática   da  gravidez precoce  e  do   abandono  por  parte  dos  pais , ajuda  -  nos  a   reflectir   sobre  a  problemática   e  dificuldades   que  envolve  a  gravidez  precoce  na   adolescência.
Figuras  de  estilo: São    processo que  permitem   alargar  o  sentido  das   palavras,  combinando -  as  de  uma  forma  especial   de  modo  a  criar  uma  mensagem   cheia  de  expressividade,  originalidade  e   graça,  despertando   no  leitor   determinadas  sensações  começando  por:
Hipérbole: Exagera  as  realidades  para  as   encarecer  ou  atenuar .
Exemplo : “  E  que  os  desfizessem  com   as  suas  mãos  de  mães   abandonadas.
Interrogação: Uma   pergunta  que  se  faz  não   para  obter  resposta,  mas  para  chamar  atenção  para  uma  ideia .
Exemplo :  “ Aos  dezasseis  anos  quem  pode  ter  essa  força  toda?”
Assonância: Consiste  na  repetição  de  sons  vogais .
Exemplo: Triste  e  resignado  que  de  longe  em  longe  se  abre (e)
Aliteração: Consiste  na  repetição  de  sons  consonânticos
Exemplo : “ Todas  elas  se  juntassem   e  calassem   .”
Anáfora:  É  a  repetição  da  mesma    palavra   ou  expressão   no  início  de  cada  frase.
Exemplo : “ Queria  vê – la   com     raiva;
“Queria  que   ela  e  todas  elas   se  juntassem  e  calassem   para  sempre   os  latidos  daqueles  que  perseguem   manhosamente  as  nossas   meninas  na  quietude  das  noites”
Apóstrofe:  É   a  interpelação  de  pessoas   presentes  ou  ausentes,  vivas  ou  mortas, ou  mesmo  de  coisas  inanimadas.
Exemplo :  “ A  natureza  não  soube  fazer  contas.”

         Resumo  do  texto  analisado :

Paula  era  adolescente  que  estava  grávida, nos  dias  anteriores  ( antes  da  gravidez)   ela  sentia  alegre,   brincava , passeava,  dançava, mas  hoje  ela  se  sente  sozinha, deprimida  e  abandonada     porque  não  tem   apoio  da  pessoa   que  devia  apoiá -  la  no  momento  tão  difícil  e  delicado.  Começou a sentir frágil e inofensiva. Paula chorou e se lamentou porque não tem mais volta, o que fez já estava feito e ela vai pagar o preço, com o nascimento de um filho.
Enfrenta inúmeros problemas que não se pode resolver sozinha mas sim com ajuda das pessoas mais íntimas para que possa enfrentar os obstáculos que é difícil na fase da adolescência. 

Conclusão

Com este trabalho aprendi mais sobre categorias da narrativa, personagens, tempo e espaço modo de expressão literária e figuras de estilo, espero ter feito um bom trabalho, e que cumpri o meu objectivo.

Bibliografia:

-  Gramática  Universal   de  Língua  Portuguesa  do  autor  António  Afonso  Borregana
- Livro  de  Dina  Salústio
- Dicionário que obriga ela a ser mulher e mãe anteciparam                      

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