quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mornas eram as noites: Tabus em saldo


      Ministério de Educação e Desportos
      Escola Secundária Abílio Duarte
 Trabalho individual de Português 
Professor: Ricardino Rocha
Participante:  Zelda dos Anjos
                         
Introdução:
No âmbito da disciplina língua portuguesa, foi pedido este trabalho pelo professor Ricardino Rocha cujo o tema é falar de um dos conto da Dina Salústio “tabus em saldo”.
Espero atingir os objectivos atribuídos pelo professor realçando os seguintes tópicos:
-introdução;
-desenvolvimento;
-conclusão.

 Biobibliografia da autora
Dina salústio(Bernadina de Oliveira Salústio), nasceu em Santo Antão, Cabo Verde. Professora, assistente social e jornalista, trabalhou em Portugal, Angola e Cabo verde. Tem coloboração em prosa e poesia na imprensa cabo-verdiana e no estrangeiro. Em 1994 foi-lhe atríbuido o primeiro prémio de literatura infantil em Cabo Verde e no mesmo ano publicou Mornas eram as noites, um acolectânea de trinta e cinco contos.

Desenvolvimento:
Narrador quanto à presença é participante porque participa e narra a história na 1ªpessoa do plural. Ex: pág.49, 1º parágrafo, 3º linha: “Elas são de todos nós”.
Quanto ao papel na acção é autodiagético, porque participa na história como personagem principal.
Quanto a ciência, ele é omnisciente: pág.49, 2º parágrafo, 4ºlinha: “Agrupa-os em tabus para a defesa minímo de um certo decoro...”.
Quanto à visão- focalização interna- o narrador sabe tanto quanto o personagem. Ex: Ex: pág.49, 3ºparágrafo, 4ºlinha: “Temos uma juventude tão bonita...”.
Focalização externa- Ex: pág.50, 5º parágrafo, 1ºlinha: “A noite, na telivisão, passou um filme sobre prostituição infantil...”.
Personagens
- Principal: Narrador
- Secundárias: Meninas Europeias, grupo de meninos
- Figurante: Fotográfo
Caracterização directa- Heterocaracterização: pág.50, 3ºparágrafo, 1ºe2ºlinha: “A maioria faz pr corbadia, vergonha...”.
Acções
- Principal- esconderijos privados
-Secundária- os liceus, as escolas
Sequência narrativa das acções temos encadeamento, porque é linear, não muda da história.
Delimitação é fechada, porque sabemos o destino final dos personagens.
Espaço
Fisíco- macro-espaço- Cabo verde
Social- grupos de meninos(modelos)

Tempo
Prolepse: pág.49, 2ºparágrafo, 1º linha: “De repente – ou não terá sido assim tão derepente?”.
Modos de expressão literária
Monólogo- Ex: pág.49, 2ºparágrafo, 1ºlinha: “repente – ou não terá sido assim tão derepente?”.
Comentário
O conto “Tabus em Saldo” de Dina salústio é muito lindo e bom de se ler o que eu mais gostei e que achei interrogante é “As fêmeas são sempre mulheres. Mas é mesmo mulheres, elas são de todos nós”. Na minha opinião isso quer dizer que as mulheres, elas são  para serem protegidas, não para serem abandonados ou serem vitímas de violência ou exploração.
Adorei este texto muito.

 Figuras de estilo
Comparação: “Barrato como nós”.
Enumeração: “A luta, a briga e a denúncia”.

 Níveis de língua
Nível de língua Corrente.

Conclusão
Com este trabalho fiquei mais informada sobre a vida da autora Dina salustio e exclareceu as minhas dúvidas e fiquei satisfeita com o meu trabalho e espero alcançar o objetivo do professor.


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