quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mornas eram as noites: Onde está a verdade?


Análise de um texto (onde está a verdade) da obra “ Mornas eram as noites”, de Dina Salústio.
Professor: Ricardino Rocha
Participante: Alex Ramos Soares
Introdução
Este trabalho foi atribuído pelo Professor Ricardinho Rocha da disciplina Língua Portuguesa no âmbito de entender-mos o texto de Dina Salústio.

Narrador quanto a presença
O narrador é participante porque narra a história na primeira pessoa com verbos pronomes e determinantes.
Ex: “ Tive a sensação de me ter enganado (…) P 13, 1º parágrafo, 1ª linha.
Ex: Lembrava-me de que a ultima entrada (…) P13, 4º parágrafo, 1ª linha. 

Quanto ao papel na acção
O narrador é autodiegético porque participa na história como personagem principal.

                                                            Quanto a ciência  
O narrador não é omnisciente porque não sabe o que as personagens pensam.
Ex: “ se os meus país esperavam que eu fizesse (…) ” P. 134º paragrafo 5ª linha.
Quanto a visão é interna porque ele a penas relata o que vê.
Ex: 
Personagem
As personagens são: narrador, mãe, tio.
Principal: O personagem principal é o narrador.
Secundárias: As personagens Secundarias são:
Tio, mãe e o rapazito.

Referidos / figurantes
As figurantes são: mãe, tio e o rapazito.
Caracterização directa
Caracterização Indirecta (como são).
Acções: É o desenrolar da história.

Acção principal
Volta a praia de Escorralete.

Tempo:
Quando se desenrola a história a história.
T: cronológico: “ano a pós ano”, “dez anos”, longos anos depois”.

Modo de expressão literária
Narração - É o contar da história.
Ex: Lembrei-me que a mim dizia-me sempre tens que ir conhecer Alto Mira (…) P 14, 1º paragrafo1º Linha.
Ex: ao voltar, longos anos depois, a praia de Escorralete (…) P13, 1º paragrafo 1º linha.
Descrição – ex: a praia da minha memoria tinha kilómetros e kilómetros de areia branca (…)P 13, 2º paragrafo 1ª linha.

Figuras de Estilo
Hipérbole – Ex: Com ondas que desafiavam a nossa imaginação. P13, 2º parágrafo, 2ª linha.
Secundárias
-O encontro com o tio;
-Distribuir as encomenda;
Sequência narrativa das acções
É o encadeamento porque conta uma história e vai até ao fim.

Delimitação
 É aberta porque não sabemos o destino final das personagens.
Ex: “ No meu regresso a água de Escorralete era tão quente como a centenas de anos atrás e eu sei que um dia hei-de conhecer Alto Mira.” P.14 8ª paragrafo1ª linha.

Espaço
Físicos - Praia de Escorralete.
Social –

Psicológico –

Níveis de língua
Cuidada. Ex: “O encontro com esse tio foi outra revelação.” P13, 5º paragrafo 1ª linha.
Corrente. Ex : “ No meu regresso a água do Escorralete (…) P. 14, 8º paragrafo 1ª linha.

CONCLUÃO
Apesar da demora para entregar o trabalho, gostei muito da sua execução e do conteúdo que a obra se trata e o trabalho proposto pelo Professor de Língua Portuguesa, porém ganhei muito com o mesmo, precisamente com o conhecimento de mais uma obra de Dina Salústio.

Bibliografia

Salústio Dina
Mornas eram as noites
Caderno do9º ano
Também devido aos trabalhos feitos na sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário