quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mornas eram as noites: E porque havia de não gostar?


                                          Introdução  
O meu trabalho enquadra da disciplina de língua portuguesa com o objectivo de trabalhar um tema «E porque havia de não gostar?» escolhido pelo nosso professor ricardino rocha, nesse trabalho vou falar sobre a sua contextualização, modos de expressão literária, nível de língua, figuras de estilos, entre outros, fiz esse trabalho com objectivo de aprender um pouco sobre o conto e passar algumas informações para os colegas espero ter alcançado o meu objectivo.

Vida e obra da autora
 Bernadina de oliveira Salústio (Dina Salústio) nasceu em santo Antão, cabo verde, professora, assistente social e jornalista trabalhou em Portugal, Angola, e cabo verde. Tem a colaboração em prosa e poesia na impressa cabo-verdiana e no estrangeiro.

Em 1994 foi lhe atribuído o premio da literatura infantil em cabo verde e no mesmo ano publicou Mornas eram as noites uma colectânea de trinta e cinco contos.

Membro das associações dos escritores cabo-verdianos participou na antologia de poesia cabo-verdiana Mirabilis de veia ao sol e na colectânea: cabo verde e literatura, tanto na versão portuguesa como francesa.
Em 1999 ganhou o terceiro premio da literatura infantil, dos PALOP «a estrelinha tlim tlim» livro infantil e a louca de serrano, seu primeiro romance foram editados em 1998.   

Contextualização
Eu acho que não tem nada ver o título do meu texto com o livro mornas eram as noites, porque o meu texto não fala nada sobre a temperatura, e também acho que mesmo o título do conto não tem nada a ver com os textos do livro pou7cos contos fala sobre a temperatura, acho que tinha que ter outro título.

 Categorias da narrativa
 Narradora, quanto a presença é participante porque narra o texto na 1ª pessoa do singular,
Exemplo: «página 28 1º 1ª linha»
 Quanto o papel na acção, a narradora è autodiegético porque é a personagem principal.
 Quanto a ciência a narradora é omnisciente;
 Quanto a visão (focalização externa) È quando a narradora sabe tanto quanto as personagens,
Exemplo: página 27 6º «o meu pai queria que eu fosse medica»

Personagens:
·        Personagens do texto são: pai, Pedro, professor, narradora, tia marilyn, Jacknicholson, Reich e as mulheres.

·        Personagem principal é a narradora
·        Personagem secundária é: Reich, a narradora tia e o Jacknicholson.
·        Figurantes são: professor, pai, marilyn, João e o Pedro.

·       Caracterização directa é autocaracterização
        Exemplo: página 28 4º 1ª linha «eu era preguiçosa, muito cabula e muito má»
 

·       Caracterização indirecta
                    Exemplo: página 28 17º parágrafo  1ª linha «ele era feio»
     Acções é o desenrolar da história,

·        Acção principal o encontro entre as sete mulheres,

·       Acção secundária, exemplo: página 27 1º parágrafo 3ª e 4ª linha «um sapo ressonava junto de uma poça de agua»  
   Na Delimitação é aberta porque não sabemos o final das personagens
·        Na sequência narrativa temos um encaixe porque a história linear
  Espaço È aonde ocorre as acções
·        Espaço físico micro espaço
Exemplo: página 27 1º parágrafo 3ª e 4ª linha «…poça de agua»
Exemplo: página 27 8º parágrafo «… aeroporto»
Exemplo: pagina 28 21º parágrafo 2ª linha «.Igreja.» 
·        Macro espaço exemplo página 28 5º parágrafo 1ª linha «cidade»
  Espaço social exemplo página 28 5º parágrafo «cidade»

 Analepse exemplo: página 27 4º parágrafo 1ª e 2ª linha «a conversa voltou ao passado»

                         Exemplo: página 27 4º parágrafo 3ª linha «os factos de muitos séculos atrás»

Tempo cronológico exemplo página 27 4º parágrafo 3ª linha  exemplo: «muitos séculos depois»

·       Modos de expressão literária

·        Narração é o contar da história
Exemplo: página 27 6º parágrafo linha «o meu pai queria que eu fosse medica»
·        Diálogo É a conversa entre dois ou mais personagens
Exemplos: «- eu gostava de tocar piano»
 «A minha mãe disse - me» página 28 1º parágrafo 1ª e 2ª linha

·        Nível de língua  corrente porque permite todos os sujeitos falantes comunicarem entre si e compreenderem-se.
Exemplo: «eu apanhava pancada por todos motivos por fazer, e não fazer a parte» página 28 7º parágrafo 1ª linha  

·         Nível de língua popular (calão)
Exemplo: «que a cabra acertou em cheio» página 28 2º parágrafo 
        Figuras de estilo
·        Gradação dispõe as de ideias ou posições ascendentes e descendentes.
Exemplo: página 27 4º parágrafo 4ª e 5ª linha 
«Crimes, tragédias, quotidianos, amores»
  Comparação é o confronto entre duas realidades semelhantes.
Exemplo: página 27 3º parágrafo 1ª linha
«Como se ao longo de uma vida de amizade»
  Enumeração enumera coisas, objectos, lugares.
Exemplo: página 28 7º parágrafo 1ª linha
«Palácios, teatros, arranha-céus, mercados cinemas, centro culturais, aquedutos, parques, circos.»
 Anáforas È a repetição da mesma palavra ou expressão no inicio de cada frase.
Exemplo: página 28 4º parágrafo 2ª e 3ª linha
«Nenhuma medica, nenhuma pianista, nenhuma actriz, nenhuma assunto de notícia»
·        Animismo atribui sensibilidade ou inteligência aos seres delas privadas.
Exemplo: página 27 2º parágrafo 1ª linha 
«o lírio verde estava em trabalho de parto, preguiçosamente, dolorosamente abrindo as pétalas.

                Comentário sobre o texto analisado
Tendo feito o trabalho posso fazer um breve comentário sobre o texto, ao fazer este trabalho achei este texto muito interessante, mesmo sendo interessante não gostei de fazer este trabalho porque era muito complicado, tinha muito detalhe, ao fazer o trabalho encontrei varias dificuldades, o texto falava de um tema interessante «e porque havia de não gostar», o texto tinha muito diálogo.
Ao longo da realização do trabalho pude perceber que o texto falava de várias coisas ao mesmo tempo. Encontrei muitas  histórias sem fim, o esclarecimento, as ideias que não encaixavam uma com as outras ou seja foi muito cansativo fazer esse trabalho e não encontrei respostas para várias perguntas.

             Conclusão
Ao fazer esse trabalho conclui que foi muito difícil, mais ultrapassei essa dificuldade consegui terminar com a ajuda de algumas pessoas, trabalhei um tema difícil mas muito interessante, apreende sobre alguma coisa como modos de expressão literária entre outros ,ao longo do trabalho tive algumas dificuldades como encontrar as acções que não consegue espero ter feito um bom trabalho  e agradeço ao meu professor e aos meus colegas .

    Bibliografia
Consultei o livro mornas eram as noites e a gramática de língua portuguesa de António Afonso Borregana, também aos meus colegas e o caderno do 10º ano de língua portuguesa

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