quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Crónica de Ailine Correia Rocha Afonso


Violência
A violência é uma das maiores preocupações do nosso país. Hoje não podemos andar nas ruas com segurança, porque podemos ser assaltados ou agredidos a qualquer momento por um grupo chamado «thugs» ou até podemos morrer vítima de guerra entre os grupos. Não podemos ir ao lado nenhum com tanta confiança porque podemos ser confundidos com um dos elementos dos grupos ou eles pensam que nós somos informantes e acabamos por ser maltratados pelos elementos do grupo.
Inclusive, há época em que um grupo ataca outro grupo em que vários pessoa ficam feridos ou até mortos. Eles atacam os policiais e começam tiroteio onde pode haver sangue. Eles intimidam os policiais e eles ficam com medo de reagir contra esses grupos para não serem atacados depois quando estão sozinhos e serem mortos por ter feito o seu trabalho. E o grupo ataca as pessoas e toma tudo o que temos e levam. Mas também se nós não temos, eles batem, violam e até nos faz engolir a moeda. Perante tanta violência as autoridades ficam com medo de reagir perante o acontecimento, ele ameaçam autoridades, os familiares dos elementos do grupo, amigos, etc.
Agora eu pergunto: O que podemos fazer para combater essa violência? O que é que as autoridades estão a fazer? Para que é que servem as autoridades? O que levam os jovens a ter essas atitudes? O que é que a família pensa disso? O que é que a família faz perante esse acto?  
A violência no nosso país só esta aumentar. Os jovens abandonam as suas casas, escolas e outras actividades que eles faziam para entrar no vandalismo, outros por curiosidade, por fala dos apoios das famílias, dos amigos, Estado, outros pelas sociedades em que estão inseridos. O Estado tem uma parcela de culpa porque apenas está a dar mais oportunidades para aqueles que tem melhor condições de vida. A maior parte de jovem que estão nessa vida são aqueles que as famílias não tem recursos para ajudá-los e vão a procura de oportunidade e não encontram ficam a pensar que não há oportunidades para eles e que nada está dar certo na vida. Começam a experimentar outra vida, começam a assaltar casas e quando vão dar conta de si mesmo já é tarde porque a família estão afastado cada vez mais. Ficam mal vistos pela sociedade, pelos amigos esqueçam de tudo, formam grupo e dão nome aos grupos e atacam pessoas não querem saber se é amigo ou não. O Estado devem dar mais oportunidades aos jovem, criar mais espaço para os jovens.  
        
Cronista: Ailine Correia Rocha Afonso.
Nº 2
Turma: 10º D                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário