quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mornas eram as noites: Com todo o respeito, um camarada



ESCOLA SECUNDÁRIA ABÍLIO DUARTE
Trabalho individual de língua portuguesa
Aluna: Maria Samira Tavares

Introdução

Este trabalho foi feita com toda a dedicação e empenho, a mando do professor Ricardinho Rocha de análise de um texto “Mornas eram as noites” do conto com todo orespeito, um camarada e que eu vou trabalhar sobre vários tópicos.

Vida e obra da autora

Dina Salústo (Bernardina de Oliveira Salústo) naceu em Santo Antão, Cabo Verde. Professora assistente social e jornalista, trabalhou em Portugal Angola e Cabo Verde. Tem colaboração em prosa e poesia da empresa cabo-verdiana e no estrangeiro. Em 1994 foi lhe atribuido o rimeiro premio de literatura infantil em Cabo Verde e no mesmo ano publicou “morna s eram as noites” uma colectania de 35 contos. Membro de associação dos escritores cabo-verdianos, participou na antologia e poesia cabo-verdiana Mirabilis de veias ao sol e na coletania Cabo Verde: - Insulariadade e Literatura, tanto na versão portufguesa como na francesa. Em 1999 ganhou o 3º prémio de literatura infantil dos PALOP. A estrelinha tlim, tlim, livro infantil, e a louca da cerana seu primeiro romance foram editados em 1998.

Contextualização

O título da obra “morna eram as noites” tem haver com a temeratura porque as noites eram mornas e esse tipo de título não tem nada a ver com o texto que eu trabalhei que é a religião, eu acho que deviam atribuir um outro titulo a obra.

Categorias da narrativa

Narrador:

Quanto a presença
Trata-se de um narrador participante porque narra a história na primeira pessoa com verbos e pronomes pessoais. Exemplo: - 1º paragrafo 1ª linha página 53, aprendi com a minha mãe e a igreja a temer e a adorar a Deus.

Papel na acção

O narrador é homodiegético porque participa na história como perssonagem secundaria.
Quanto a ciencia
O narrador é não omnisciente porque não sabe tudo que passa com a perssonagem.
Quanto a visão:
Focalização externa apenas relata o que vê.
Exemplo: - página 54 1º paragrafo 1ª linha um dia, cansada de um ver crusificado, resolvi tira-lo da cruz onde o pregaram.

Personagens:

Principal: - mãe, Deus e Jesus.
Personagem secundaria:
Narrador.
Figurantes: - o homem meio carrancudo.
Carecterização directa – heterocaracterização quando uma personagem ou narrador carateriza uma outra personagem. Exemplo pagina 53 4º paragrafo 1ª linha:
Com Jesus caso é outro. Com todo o respeito, é um camarada.
Caracterização indirecta – através das acções das personagens, o leitor faz a sua caraterização. Exemplo pagina 54 5º paragrafo, por outro lado, há departementos da sua vida quais não quero nem o enderço.
Caraterização fisica
Exemplo: gosto de o ver de braços abertos, pé juntos, tenso, olhando para mim, para além de mim.
Caraterização psicologica
 Exemplo: - página 54 1º paragrafo 2ª linha, estando ele triste…

Acções

Acção principal
Exemplopagina 54 1º paragrafo 1ª linha, um dia cansada de o ver crucificado, resolvi tira-lo da cruz onde o pregaram.
Acção secundaria
Exemplo pagina 54 6º paragrafo 1ª e 2ª linha, na igreja, o homem que me atendeu, meio carrancudo, informou-me que não vendiam velas que eu fosse comprar na loja ao lado.
Sequencia narrativa: - temos o encadeamento.
Delimitação é uma narrativa aberta porque não sabemos o destino final da história.
Espaço:
Espaço físico
Exemplo: - página 54 6º paragrafo 1ª linha, an igreja.
Espaço social onde existe tam convivencia entre as personagens.
Exemplo pagina 53 4º paragrafo 2ª linha, “há espaços meus onde ele não entra porque, a partida, eu digo-lhe que são coisas minhas e de outras pessoas”.    

 Tempo:

Tempo psicologico, a vivencia das personagens em que elas são condicionadas a ter uma noção da personagem tempo mais rapido ou mais lento.
Exemplo: - “um dia, cansada de o ver crucificado”… pagina 54 1º parágrafo.
Tempo cronológico é quando o narrador quer tomar uma historia verdadeiro recorre as expressões temporais.
Exemplo pagina 54 5º parágrafo, “há dias, prometi-lhe uma vela”.

Analepse é o recuo da historia.

Exemplo pagina 54 1º parágrafo, “acho que eu teria ser muito cruel”.

Monólogo

Exemplo pagina 54 7º parágrafo, “eu queria uma vela diferente”…
“na igreja, o homem que me atendeu, meio carrancudo informou-me”…

Discrição:

Exemplo pagina 54 1º paragrafo, “estando ele triste sangrando”.
Figuras de estilo:
Comparação - exemplo pagina 54 9º paragrafo, “terá que ser uma coisa bonita. Como o soriso de um camarada. Como o soriso da sua ternura”.
Interrogação
Exemplo: “como lhe poderia falar de uma cena alegre e brilhante, estando ele triste e sagrando?”
Anafora
Exemplo: “como o soriso de um camarada. Como o soriso da sua ternura”.
Adjectivação
Exemplo: “como lhe poderia falar de uma cena alegre e brilhante, estando ele triste e sangrando?”
Hiperbole:
Exemplo 2º paragrafo pg 54, “sem o madeiro, numa representação d ferro”.
Nivel de lingua:
Toda a narração do texto é feita numa linguagem corrente.

Resumo do conto

O texto fala do narrador que aprendeu com a sua mãe ir a igreja a temer a Deus. Os seus olhos nunca se levantaram para ele, ficaram sempre caidos com o peso dos seus pecados. Apesar das distancias que tinham de ser cumpridas, na sua impotencia e na homnipotencia de Deus. Mas com o Jesus o caso era outro. Com todo o respeito ele diz que Jesus é um camarada. Eles falam-se e entendem-se. Por outro lado, há departimentos da sua vida dos quais ele não quer nem o endereço. Apesar da proteção que ele lhe da. Um dia, cansado de o ver crucificado, resolveu tira-lo da cruz. Ela gosta de ver braços abertos pés juntos, tenso a olhar para ele. Ele sente-se mais avontade de falar da sua vida com todo o respeito. Há dias que ele, prometeu-lhe uma vela, mas ele queria uma vela diferente. Cumprida e amarela, teria que ser uma coisa bonita, como soriso de um camarada.

Conclusão

Ao longo deste trabalho eu tive a oportunidade de aprender um pouco das categorias da narrativa mas ao realizar este trabalhofoi um pouco dificil mas tive a chance de saber da vida da autora Dina Salúste e também do texto que eu trabalhei que é “com todo o rspeito, um camarada”, achei que é um texto muito interressante, e o professor me deu a oportunidade de testar a minha capacidade e espero que o professor intenda o meu trabalho.


Para realizar este trabalho basiei um pouco nos exercicios que fizemo na sala, consultei gramaticas de portugues, meu caderno de ano passado e tive a ajuda do meu colega de turma Rubem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário