quinta-feira, 10 de maio de 2012

Crónica de Elisabeth Ferreira




Melhor Educação

Quem são os verdadeiros pais que educam melhor os filhos? São aqueles que lhes dão mimos ou aqueles que os batem em qualquer situação?

Eis a pergunta feita por muitos adolescentes. Como todos sabem, os pais são pessoas que educam os filhos e não os deixam passar necessidades. Mas segundo o que acontece, há pais que quando os filhos fazem algo de errado chamam-lhes atenção e depois dão-lhes mimos passando-lhes a mão na cabeça ou outras coisas. Por causa dessa má educação, às vezes, pode ter consequências frustrantes como, por exemplo, havia uma mulher que passava o dia a falar da vida das pessoas dizendo que os seus filhos fazem isso, fazem aquilo, mas ela não reparava no seu. Quando o seu filho fazia alguma coisa de errado ela chamava-lhe a atenção e dava-lhe mimos. E o que aconteceu foi que quando ele cresceu teve dois filhos deu a sua mãe para cuidar, foi para Suíça e meteu-se na droga e nunca mais deu notícia se está morto ou vivo, porém vemos por outro lado pais que batem nos filhos e não explicam se eles fazem mal ou errado, para eles só importa bater neles. Mas eles deviam mostrar o que não fizeram certo e fazer um pouco de pressão para eles compreender. Porque, às vezes, os filhos podem criar educados, mas outras vezes as consequências são diferentes. Como por exemplo, havia uma outra senhora que de tanto bater no seu filho, ele fugiu de casa, depois foi encontrado, porém tornou-se numa pessoa tímida e violenta e agora tem problema de dizer as palavras.
Por isso, os pais devem agir corretamente, por exemplo, quando os filhos fazem algo de errado as melhores maneiras de prosseguir é explicar que o fizeram de errado, se for preciso batem-lhes para não fazerem mais ou podem agir doutra maneira, podem colocar-lhes de castigo, podem tirar-lhes o que mais gostam como por exemplo o telemóvel, proibir de usar o computador, etc. Considero esta a melhor forma de educar o seu filho. Só com uma boa educação temos a garantia de uma vida digna no futuro.

Elizabeth Ferreira, aluna do 11º ano - Escola Secundária Constantino Semedo, Ach. S. Felipe - Cidade da Praia ex-aluda da ESAD - Palmarejo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário