quinta-feira, 28 de abril de 2011

Crónica de Alexssander



EU TENHO UM SONHO
Nós somos independentes, mas não parece. Somos livres desde o ano de 1975, mas acho que na escola ainda existe escravatura! A direcção da escola não serve para nada. Só serve para punir os alunos, mas não tem punição para os professores. Nas escolas as igualdades se tornaram extremamente diferentes, porém tenho a fé que um dia tudo vai mudar e as desigualdades tornar-se - ão iguais. As diferenças entre um mau professor e um bom professor são tantas mais falarão de algumas. Também nós todos sabemos que os professores ajudam-nos muito a decidir o nosso futuro, mas nem sempre foi assim porque há diferença entre os professores e como eu já vi que há vários tipos de professores vou falar dos bons e dos maus em relação aos alunos.
Professores bons são bonzinhos tratam todos os alunos bem, são simpáticos compreensivos e muito mais. Eles tratam bem os seus alunos desde o primeiro dia de aula até ao fim do ano lectivo. Os professores maus tratam cada aluno de um jeito deferente. São mauzinhos, nervosos, não são simpáticos e querem ser o líder a todo o custo. Os professores bons são muito compreensivos porque nos deixam explicar quando chegamos atrasados nas aulas e os maus nem querem ouvir os nossos motivos dos atrasos. Na maioria dos casos, os bons estão sempre no nosso lado, sempre dispostos a ajudar-nos, não dão nota, mas ajudam-nos nos estudos e os maus estão sempre contra os alunos, não nos dão sequer uma ajudinha. Os bons professores acreditam nas nossas capacidades e no nosso futuro. Porém, os maus não acreditam nas nossas capacidades. Para eles, não temos futuro, não conhecemos o presente e vivemos no passado. Os bons tratam os alunos da mesma forma, os maus tratam todos os alunos de forma diferente. Para eles, os mais ricos são notas dez e os mais pobres, nota zero. Mas na minha opinião, os professores não têm toda a culpa.

Os primeiros culpados são os que fazem parte da Direcção, porque as diferenças ou as desigualdades começam lá dentro, e se a ela não mudar, os maus professores também não vão. Para falar verdade precisa mudar geral, eu não tenho nada contra os professores, mas é minha opinião, e o que eu vejo sempre, espero que mudem.
 Digo-vos, hoje, que apesar das desigualdades, de momento, ainda tenho sonho. Eu sonho que um dia esta escola se vai erguer e viver o verdadeiro sentido da vida considerando verdadeira a ideia de que todas as pessoas são iguais. Espero que um dia, nas escolas, os alunos e os professores são capazes de se ajudarem uns aos outros. Eu sonho que um dia a escola há-de transformar-se num oásis de liberdade e justiça. E que um dia os alunos vão viver numa escola onde não serão escolhidos pela cor da pele, mas pelo seu próprio carácter. Este será o dia em que todos os alunos irão ser amigos dos professores. E a escola há-de ser grande. Isto tem que ser verdade. Que as igualdades venham das nossas mentes, que venham de nós mesmos. Mas não é só isso. Que a igualdade venha de cada canto da escola.

Nome: Alexssander Faial  turma 10ºG

Nenhum comentário:

Postar um comentário