quarta-feira, 20 de maio de 2009

Testes de12º Ano -Humanística
Ano Lectivo
2006/07
Ministério da Educação e Ensino superior
Escola Secundária do Palmarejo
2º Teste Sumativo de Língua Portuguesa – 2° trimestre
12º ano
Humanística
21/03/2007
Lê as perguntas e responde, com clareza e correcção, às questões seguintes:
Insônia
Ó retrato da Morte, oh Noite amiga!
Por cuja escuridão suspiro há tanto!
Calada testemunha de meu pranto,
De meus desgostos secretária antiga!

Pois manda Amor que a ti somente os diga,
Dá-lhes pio agasalho no teu manto;
Ouve-os, como costumas, ouve, enquanto
Dorme a cruel, que a delirar me obriga.

E vós, oh cortesãos da obscuridade,
Fantasmas vagos, mochos piadores,
Inimigos, como eu, da claridade!

Em bandos acudi aos meus clamores;
Quero a vossa medonha sociedade;
Quero fartar meu coração de horrores.
Bocage, Sonetos
I
Refere ao tema tratado no poema.
1.1. Explica, por tuas palavras e com exemplos do poema, como é que o poeta desenvolve esse tema ao longo do Soneto.
Diz qual é o estado psicológico do sujeito poético e as causas que o justificam.
Neste Soneto denota-se que há uma relação positiva entre o poeta e a noite. Fundamenta esta afirmação, exemplificando com versos do poema.
Identifica e define dois (2) recursos estilísticos presentes no poema.
4.1. Exemplifica os recursos identificados em 4 com versos do poema.
Enquadra Bocage na(s) tendência(s) literária(s) a que pertence, salientando as características dessa(s) tendência(s) no poema.
II
1. Escolhe uma das opções a seguir apresentadas e desenvolve-a com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas e nas leituras que tenhas feito.
A - O Romantismo em Portugal conheceu duas fases: uma fase de investigação das suas raízes e uma fase de implementação das influências românticas propriamente dita. Tendo em conta esta afirmação, explica o aparecimento do romantismo em Portugal.
B - Numa pequena composição, relaciona o Neoclassicismo e o Romantismo, não te esquecendo de mencionar os seus principais precursores.
Bom Trabalho!

Ano Lectivo
2006/07
Ministério da Educação e Ensino superior
Escola Secundária do Palmarejo
1° Teste Sumativo de Língua Portuguesa – 3° trimestre
12º ano
Humanística
03/05/2007
Lê as perguntas e responde, com clareza e correcção, às questões seguinte:s
I
1. “ A Questão Coimbrã marcou o início do Realismo em Portugal. Nela manisfestou-se, pela primeira vez, o protesto da Geração de70 contra o exagero do gosto romântico.” (6 valores)
1.1. Desenvolve a ideia expressa na afirmação dada, destacando:
· O objectivo da Questão Coimbrã;
· O papel da Geração de 70 na implementação do Relismo em Portugal;
· Conceito do realismo;
· As características do Realismo;
II
1. Segundo Manuel Ferreira, “ Tirante um Pedro Corsino de Azevedo, um Pedro Cardoso e um Eugénio Tavares, os escritores de Cabo Verde jamais tinham pensado na sua terra em termos de recriação artística… toda a cultura se manifestava era tecida no húmus da raiz metropolitana (…)”
Explica a afirmação dada, não te esquecendo de apresentar as principais características da produção literária da Pré-Claridade. (5 valores)
1. Lê as afirmações que se seguem e trancreve para a folha de teste as que consideras como verdadeiras: (3 valores)
a) Os claridosos aderiram à Negritude;
b) Baltazar Lopes, Manuel Lopes e Jorge Barbosa foram os precursores da Claridade;
c) A expressão “fincar os pés na terra” expressa a ideia da cabo-verdianidade;
d) A expressão “fincar os pés na terra” expressa a ideia da cabo-verdianitude;
e) O grupo do Suplemento Cultural defendia os valores da cultura negra.
3. Refere-te à importância do movimento claridoso para a cultura cabo-verdiana. (6 (valores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário