terça-feira, 13 de novembro de 2012

Crónica de Jusimar Cruz

                                                            Azar
        Como todos os jovens, tive uma vontade enorme de entrar no ensino secundário.
        Mas, depois de alguns anos nesse "inferno de discriminação" desejei nunca ter de passar por isso na escola. Praticamente todos os dias vejo a desigualdade socio-económica por que passa na minha escola, em que ela está determinada pela divisão da escola em duas partes: Os "kopu leti" e os "Borra café".
        Aqui os ricos tem privilégios talvez mais do que alguns professores da escola, e eles são caracterizados de serem os melhores alunos em tudo. Eles têm a sorte da Direção levar-lhes os melhores professores, as melhores turmas, e no entervalo de 20mn eles estão com Coca Cola na mão a se desfrutarem.
        Mas os "Borras" são considerados como os piores da escola. Eles têm o azar da Direção dar-lhes os piores de tudo da escola como se fossem uma lixeira.Têm os piores professores, as piores sala, as piores turmas, etc. Coitados! já os vi a ir a  direcção aos milhares, a varrer as salas coisa que as empregadas deviam fazer.
        Eu já fui vitima dessa discriminação absurda.Mas estou a desabafar sobre o que sofri na minha escola.
 
Cronista: Jusimar Misael Barros Cruz 
Estudante da ESAD – Escola Secundária Abílio Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário