sexta-feira, 6 de maio de 2022

O arroz é a vida - Manisha Thill

 O arroz é a vida - Manisha Thill *

O arroz é o alimento mais importante da cultura asiática incluindo no meu país: as Filipinas. Mais de 90% do arroz é produzido e consumido na Ásia. É o alimento básico para a maioria da população em todas as classes sociais. Ele tem um imenso significado histórico e cultural para os filipinos fazendo das Filipinas, apesar de ser um país produtor desse produto, o segundo importador de arroz a nível mundial.


Fonte: https://relocationsutoronto.wordpress.com/2020/07/02/rice-and-its-significance-within-filipino-culture/

Antes da chegada dos espanhóis, os filipinos nativos acreditavam que os espíritos residiam nos grãos de arroz, portanto, tratavam-nos com respeito. Rituais religiosos também eram realizados em torno das colheitas de arroz, especialmente para os Igorots (povo indígena de Luzon). O arroz nem sempre foi o alimento básico para os filipinos. Ele era produzido em quantidades limitadas, e considerado um “alimento de prestígio” porque era consumido principalmente entre os ricos e as elites. À medida que os métodos agrícolas avançavam especialmente com a ocupação espanhola, o arroz estava disponível durante todo o ano, então acessível a todos. O arroz excedente foi usado até como forma de pagamento (por exemplo, para aluguel). Ele também é uma fonte de renda para as famílias filipinas, especialmente os agricultores que trabalham duro apenas para fornecer alimentos, e não apenas para sua própria família, mas para todos aqueles que dependem dele para sustentar suas necessidades nutritivas.

O arroz é muito respeitado até hoje, as pessoas não podem desperdiçá-lo. Depois de comer, o restante é guardado para outro dia ou dado aos animais. Ele está presente em todas as refeições – pequeno-almoço, almoço e jantar, por isso grande parte dos pratos filipinos são feitos com arroz.

Fonte: https://relocationsutoronto.wordpress.com/2020/07/02/rice-and-its-significance-within-filipino-culture/

 Em suma, os espanhóis deixaram pratos que os filipinos continuam a consumir como parte da sua cultura. Por exemplo, o champurrado é originalmente feito com farinha de milho e agora é feito com arroz. É um mingau de arroz doce que pode ser consumido no pequeno almoço ou como lanche. O prato nacional, o adobo, um tipo de guisado e cozido de certa forma com ingredientes-chave, tornou-se o prato nacional devido aos imigrantes filipinos. O prato também tem raízes espanholas, mas os filipinos integraram o arroz ao prato, destacando a importância do arroz e como os filipinos absorvem outras abordagens culinárias por meio de processos globais (por exemplo, colonização, imigração) e as adaptam aos seus gostos e práticas culturais.

* É luxemburguesa e estudante de PLE no Centro Cultural Brasil-Cabo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário