sexta-feira, 6 de maio de 2022

Inhame na cultura nigeriana – Forchu Ifeanyi Husayn

 Inhame na cultura nigeriana 

Por Forchu Ifeanyi Husayn*

 

Inhame é um alimento muito significativo na Nigéria. Ele tem funções diferentes na minha cultura. É cultivada na estação das chuvas. Antigamente, costumava ser o alimento básico na minha cultura. É consumido de manhã, à tarde e à noite. Pode ser triturado e comido com sopa, frito ou assado e comido com óleo de palma ou feito como mingau. É uma refeição deliciosa!

Fonte: https://globalfoodbook.com/recipes/roasted-yam-and-palm-oil-sauce-how-to-roast-yam-with-charcoal

Nessa época, o inhame também era usado como símbolo de status na sociedade. Um homem rico era conhecido pelo número de inhame em seu celeiro. Os homens cultivavam inhame enquanto as mulheres cultivavam inhame-coco e vegetais.

Há um grande festival – o mais importante na minha cultura – chamado “Festival do Inhame Novo”. É celebrado, todos os anos, após a estação chuvosa. Marca o início de uma nova temporada. A cerimônia é realizada pelos homens mais velhos na comunidade. Eles oferecem o inhame aos deuses para comer para mostrar gratidão pela colheita e pedem as bênçãos nas colheitas subsequentes. O rei é o primeiro a comer inhame colhido. O mesmo dá ordem para o início do festival que é marcado por danças, comidas e exibições de máscaras. É um período alegre.

Fonte: https://trilhasdacidadaniablog.wordpress.com/meu-pais-e-minha-cultura/

O inhame também é importante nas cerimônias do casamento na minha cultura porque é um dos elementos importantes no dote pago aos pais da noiva pelos família do noivo.

 * É nigeriano e estuda no CCB-CV

Nenhum comentário:

Postar um comentário