quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O Capuchinho Vermelho e o Lobo Bom



Elementos: poluição, cidade, telemóvel, GPS, incêndio, sopa de legumes, vegetariano.

Era uma vez uma menina chamada Capuchinho Vermelho. Ela morava com os pais na cidade. A cidade onde viviam era muito poluída. As pessoas jogavam água suja pelas ruas, algumas até, em vez de deitar o lixo nos contentores, deitavam-no no chão ao pé dos mesmos. Havia muito fumo no ar e muito barulho dos carros que passavam, a toda a hora, em frente à sua casa.
Um dia, os pais dela decidiram deixar a cidade e ir morar no campo. O ar do campo é mais saudável e, ainda por cima, a criança teria mais espaços para brincar porque na cidade corria o perigo dos carros na rua.
No campo, também morava a avô da Capuchinho Vermelho, mas só que ela morava nas montanhas de Pico d´Antónia.
Um dia a mãe disse à capuchinho:
 - Leva-me esses bolinhos para a tua avó, lá nas montanhas. A casinha é branca, tem uma porta e uma janela e fica entre duas grandes árvores da floresta. Toma aqui o teu telemóvel. Quando chegares lá, avisa-me para poder falar com a mamã. Não fales com desconhecidos na floresta. É perigoso.
  - Está bem, mãe.
Capuchinho saiu e ao entrar na floresta deu de caras com um lobo cansado e olhos arregalados.
  -Oi, linda menina de capuz vermelho!
- Olá, sr. Lobo. Não posso falar com você, porque a minha mãe proibiu-me, mas… o que te aconteceu para estares com os alhos arregalados e muito cansado?
 - Olha, minha linda menina – começou a chorar – na floresta onde eu morava, o homem colocou fogo e o incêndio espalhou-se… morreram todos os lobos. Só restou eu. Perdi toda a minha família!
- Coitadinho – disse a Capuchinho – desculpa, mas eu vou ver a minha avozinha e levar-lhe um bolo.
- Ai sim…E onde vive a tua avozinha?
- Vive numa casinha branca lá nas montanhas entre duas grandes árvores.
O lobo, já com água na boca, tirou o GPS e localizou a casa da avó pensando Nham nham, hoje eu não vou passar fome! E disse-lhe:
- Bem, Capuchinho Vermelho, vamos fazer uma aposta? Quem vai chegar primeiro à casa da tua avó?
- Está bem – respondeu ela.
- Tu vais por este caminho e eu noutro. Capuchinho Vermelho, gostei de te conhecer. Dá-me o teu número de telemóvel.
- Não posso. Minha mãe proibiu-me de dar o meu número de telemóvel para estranhos.
- Está bem, mas agora vou andando… até breve!
- Adeus, respondeu Capuchinho Vermelho - sem sequer imaginar o que o lobo estava a planear.
Como o lobo era muito esperto e manhoso, localizou a casa da avó. Ele pelo atalho, até a casa da avozinha, de modo a chegar primeiro que a Capuchinho Vermelho.
Quando lá chegou, bateu à porta da casa da avozinha. De dentro da casa, a avozinha que estava a fazer uma sopa de legumes, respondeu:
- Quem é?
E o lobo disse, com voz fina:
- É a Capuchinho Vermelho e trago um bolo para ti, avozinha.
A avó dirigiu-se para a porta e quando abriu a porta, o Lobo lançou-se para cima dela:
- Eu vou te comeeeeer!
A avó, com toda a calma do mundo:
- Se acalme, sr. Lobo. Comer carne é coisa do passado. A moda, agora, é ser vegetariano.
- Vegeta… o queê?
- Ve-ge-ta-ri-a-no. Com esse problema de carne que está no mundo, todo mundo agora prefere frutas e hortaliças. Quer provar a minha sopa de legumes? Tenho certeza que o senhor vai gostar. Sente-se aqui sr. Lobo.
O Lobo estava servindo a sopa quando Capuchinho chega finalmente a casa da avó. Vendo a porta entreaberta, bateu e disse:
- Está alguém em casa? Avozinha?
- Está sim. – respondeu o Lobo.
- Lobo! Como chegaste até aqui? – perguntou a Capuchinho admirada.
- Eu cheguei primeiro porque agora o que está na moda são as novas tecnologias. GPS! Ganhei a aposta.
A Capuchinho foi abraçar a avó e esta convidou-a a sentar à mesa com eles. Enquanto conversavam, um caçador que passava por ali escutou umas vozes na casa da avó, uma delas a do Lobo. Aproximou-se da casa e entrou de rompante e puxou o gatilho. Quando ia disparar a avó e a Capuchinho gritaram:
- Não atire! Ele é um Lobo bom. Agora ele é vegetariano.
- Vegeta… o quê?
- Vegetariano, sr. Caçador. Ele agora só come legumes e hortaliças. O sr. não está a ver como ele está a comer a minha saborosa sopa de legumes? Quer provar?
- Sirva-me um prato, por favor, estou esfomeado.
Os quatro sentados à mesa saboreando a deliciosa sopa da avó. O caçador prometeu nunca mais fazer queimadas na floresta. A Capuchinho telefonou à mãe relatando o sucedido.
 No final, como sobremesa, um delicioso bolo que a Capuchinho trouxe.
Marilene Pereira, CCB-CV

Nenhum comentário:

Postar um comentário