sábado, 21 de janeiro de 2012

Crónica de Fábio Júnior


As diferenças na escola
Na minha escola (ESAD) há uma diferença entre o tratamento das pessoas que podem ser claramente notada quando se trata dos “kopu leti” e dos pobres.
Já no primeiro ano, quando entrei para a escola comecei a notar essas diferenças. Os “kopu leti” sempre são colocados nas primeiras turmas com direito aos melhores professores e os pobres são sempre colocados à tarde, mas uma das coisas mais feias que eu já vi foi quando houve uma briga entre um rapaz pobre e uma menina “kopu leti”. Foram levados a Direcção não castigaram a menina porque pagava 15.000$00 de propina, mas o rapaz queriam castigar mas graças ao seu pai que foi protestar e ele não foi suspenso. A diferença nesta escola é bem notável porque alguns professores podem se dirigir aos ricos para tirarem uma dúvida, explicam quantas vezes forem necessárias para poderem entender, mas os pobres quando vão explicar uma vez e se não entenderem eles não explica de novo.
Houve até uma vez que passaram a não suspender os alunos. Eles eram colocados a limpar o corredor. Mas isso era só para os pobres porque sempre os pais dos “kopus letis” vinham e diziam que os seus filhos pagam muito caro a propina para estarem a limpar a escola e eles não limpavam.
Outras questões são: as casas de banho são sujas, mas quando estavam limpas as continas não deixavam os pobres utilizar.
Por isso numa escola quando existem alunos de diferentes condições nunca os diferenciem, tratem todos por igual sem diferenciá-los porque todos nós somos um.
O meu conselho é este: não faça aos outros o que não gostarias que te fizessem a ti. Se estivesses no lugar deles trate sempre os alunos por igual sem os diferenciar porque um dia poderás estar nesta situação e quem sabe estarás a lhes pedir ajuda.

Cronista: Fábio Júnior Rocha Duarte Nº13 turma 10ºG

Nenhum comentário:

Postar um comentário