sexta-feira, 22 de abril de 2022

IILP PROMOVE REFLEXÃO E OFICINAS DIDÁTICAS SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO BILÍNGUE

O IILP - Instituto Internacional da Língua Portuguesa, instituição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em parceria com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões IP), o Centro Cultural Brasil - Cabo Verde, a Universidade de Cabo Verde - UniCV e a Delegação Santa Catarina do Fogo do Ministério da Educação de Cabo Verde, realizaram, nas ilhas do Fogo e da Brava, durante os dias 18 a 22 de abril, uma série de atividades para assinalar o dia do professor cabo-verdiano.

 
Na ilha do Fogo, o evento arrancou na passada segunda-feira com uma conferência de Reflexão sobre o Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa em Contexto Bilingue, na Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa.
Nos dias seguintes foram realizadas várias Oficinas Didáticas dirigidas aos professores dos ensinos básico e secundário, subordinadas ao tema geral: Competência da Compreensão Oral - Iniciação à Aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Básico.
Para os professores dos Agrupamentos 1 e 2 de Santa Catarina do Fogo a Oficina Didática foi dinamizada pela Dra. Mónica Andrade, professora do CCBCV, sobre o tema: Desafios do Professor de Língua Portuguesa no séc. XXI: Novas Abordagens de Ensino, na qual participaram cerca de 50 professores.
Para além destas oficinas a formadora assistiu e dinamizou algumas aulas para alunos do 5º e 6º anos da Escola Básica de Roçadas e nas turmas do 7º, 8º e 11ºCT do CEEGM.
O encerramento das atividades aconteceu na tarde desta quinta-feira, no salão multiuso do CEEGM, com a entrega de certificados aos professores participantes das oficinas e contou com a presença do Dr. Incanha Intumbo, Diretor Executivo do IILP, Nadine Rodrigues, Secretária do IILP e da Dra. Mónica Andrade, Professora do CCBCV, professores formandos e alunos da turma 12H.
A Direção do Agrupamento 1 agradece à organização do evento, bem como aos alunos e professores que participaram nas atividades.
 
Crédito: facebook da Delegação do MED de Sta. Catarina - Fogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário