quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dissecar um livro, percorrer uma livraria, fazer perguntas


Por Sara R. Oliveira
Crianças do 1.º ciclo podem perceber como nasce um livro, como é produzido e colocado na prateleira. A Bertrand tem as portas abertas e um curso inovador para os mais pequenos durante o mês de abril.
Um livro passa por várias mãos até ter todas as páginas coladas e capa pronta. É precisamente este processo que a Bertrand pretende explicar aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico durante o mês de abril numa campanha intitulada "Mês do Livro", nas suas livrarias do Dolce Vita de Coimbra, Dolce Vita do Porto, Dolce Vita Tejo, Forum de Aveiro, Braga Liberdade St. Fashion, Picoas Plaza, Forum Montijo, Vivaci Guarda e Palácio do Gelo em Viseu. As inscrições estão abertas para que os mais pequenos tenham oportunidade de entrar numa livraria, perceber como nasce um livro, quem o distribuiu pelo país e como é colocado nas prateleiras. No final, os pequenos participantes levam um diploma e um kit de oferta para casa.
O curso de livreiros da Bertrand pretende, acima de tudo, dissecar o livro milímetro a milímetro, da cabeça aos pés. As sessões duram aproximadamente uma hora para que as crianças se familiarizem com o espaço de uma livraria e percebem as voltas que um livro dá. "O objetivo desta iniciativa é a aproximação das crianças ao livro e a sua familiarização com o espaço de uma livraria, promovendo o hábito de frequentar livrarias, através do conhecimento de como funciona, bem como estimular o gosto pela leitura", adianta a Bertrand.
É uma ação inovadora junto dos alunos do 1.º ciclo e as escolas devem marcar com antecedência o seu lugar no curso. "Trata-se de uma sessão ludo-didática com a duração de aproximadamente 60 minutos, sempre com a presença de um dos colaboradores da livraria que estará encarregue de explicar aos alunos o funcionamento das livrarias, da edição de livros, etc., por meio de demonstrações práticas e de pequenos jogos", acrescenta a Bertrand.
Começa-se pela pergunta que se impõe: o que é o livro? Os participantes no curso de livreiros vão ficar a saber as partes que constituem um livro e isso significa desmontá-lo para explicar o que é o miolo ou o refilo, a cantoneira, a gravação, onde fica o título da obra e o nome do autor, o logótipo da editora, e o que é a sinopse da história. Fala-se também dos tipos de papel, da capa e contracapa, das badanas, lombada, páginas e dos acabamentos, da editora e o que é isso do depósito legal. Tudo com exemplos práticos, com livros diferentes para que os mais novos percebam que há diversidade nesse mundo da literatura.
Mas não é tudo. Um livro passa por diversas fases desde a entrega do manuscrito, à preparação para ser publicado, passando pela paginação e impressão. A fase de produção é, por isso, explicada ao pormenor. Um coordenador editorial recebe o livro que é revisto e editado. Depois da leitura, o editor pode sugerir ao autor melhoramentos na narrativa ou o desenvolvimento das personagens. Detalhes acertados, o designer concebe a capa, o paginador prepara o livro marcando as páginas, as entradas dos capítulos e os índices. A gráfica prepara as imagens e o livro passa para uma outra máquina que corta as folhas e a capa. Junta-se tudo e o livro nasce. É encadernado, enviado para o armazém de uma distribuidora que se encarrega de distribuí-lo pelas livrarias do país.
Depois da parte teórica, os alunos visitam a livraria para terem oportunidade de explorar diferentes espaços, secções, temas. E perceberem como funciona a distribuição dos livros, a arrumação nas lojas, como são separados por temáticas - infantis, práticos, técnicos, literatura, poesia, escolares. Neste percurso, há ainda tempo para abordar as noções básicas de comunicação e marketing do livro, bem como a importância dos cartazes, dos mupi, dos folhetos, além de identificar a organização nas prateleiras e como é importante ter uma boa montra de exposição dos livros.
Chega então o momento de pôr as mãos nos livros para que sejam etiquetados e arrumados, num pequeno exercício que testará conhecimentos adquiridos. A Bertrand não esquece as restantes profissões ligadas ao mundo dos livros e explica como trabalham os escritores, ilustradores, editores, revisores e tradutores, designers, tipógrafos, livreiros.
E há mais um exercício prático no caminho. Num jogo de pistas, há vários desafios para encontrar livros segundo o autor, a temática, com ou sem ilustrações, de uma determinada edição. Antes de terminar o curso, e se houver coisas para esclarecer, há um espaço para colocar perguntas. Para que não restem dúvidas antes de regressar a casa.
Informações
http://www.leitorbertrand.pt/curso-do-livreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário