Por Eloïse Ramos*
Fonte: https://static.750g.com/images/622-auto/00992e41972aad892eec4a647cb43fac/baguette-tradition-versus-baguette-classique.jpg
Hoje gostaria de falar sobre um alimento francês típico: “la baguette”. Em todas as casas francesas há baguetes! É um pão longo, feito com trigo e fermento ou levedura. A principal diferença em relação a outros pães é o seu peso. Ela pesa 200 gramas enquanto outros pães pesam 400 gramas.
A origem da baguette não é certa, mas alguns dizem que foi inventada no início do século XX porque os grandes pães não permitiam ter pão fresco todos os dias e os ricos burgueses queriam pão fresco todos os dias.
Depois da Segunda Guerra Mundial, o governo estabeleceu um preço baixo da baguete para que todos - ricos e pobres - pudessem compra-la todos os dias. Hoje, trinta milhões de baguetes são vendidas todos os dias.
Diz-se que os Franceses compram sempre duas baguettes na padaria: uma para a casa e outra para comer no caminho.
Todos os anos, há um concurso para a melhor baguete na França e um outro para a melhor em Paris. A padaria que ganhar este concurso fornecerá este pão ao “Elysée” (palácio presidencial) durante um ano.
Desde 2018, a UNESCO reconheceu as habilidades artesanais e culturais de “la baguette” como parte do Patrimônio Cultural da França. Este reconhecimento foi importante para proteger os padeiros franceses da globalização.
Há alguns meses, a França decidiu apresentar a baguete como Patrimônio Mundial da Unesco. O resultado será conhecido dentro de alguns meses.
* É francesa e estuda no Centro Cultural Brasil-Cabo Verde . Nível A2
Nenhum comentário:
Postar um comentário