Escola Secundária Abílio Duarte
Trabalho Individual de Português
Tema: Análise de um conto:“ Forçadamente mulher forçadamente mãe”
Aluno: Ivandro Pereira Monteiro Nº17 Turma:10º G
Introdução:
Este trabalho foi pedido pelo professor da língua portuguesa Ricardino Rocha a análise um conto “ forçadamente mulher forçadamente mãe” da obra “mornas eram as noites”, de Dina Salústio, com o objectivo de aprofundar as matérias.
Dados biobibliografica da autora(vida e obra):
Dina salústio nasceu em santo Antão,cabo verde , Professora , Assistente Social , trabalhou em Portugal Angola e Cabo Verde.
Tem colaboração em Prosa e Poesia na imprensa Cabo-verdiana e no estrangeiro.
Em 1994 foi – lhe atribuído o primeiro prémio de Literatura Infantil em Cabo Verde e no mesmo ano publicou mornas eram as noites, uma colectânea de 35 contos.
Membro da associação dos escritores Cabo - Vendeanos participou na antologia de poesia cabo – verdeana mirabilis de veais a o sol na colectânea Cabo Verde: Insularidade e Literatura , tanto na versão Portuguesa como na Francesa .
Em 1999 ganhou o 3º prémio de Literatura infantil dos PALOP .
A estrelinha tlim tlim. Livro infantil e A Louca de serrano , seu 1º romance foram editados em 1998.
Contextualização (inclui a justificação do título) e estrutura da obra:
O título do texto está bem relacionado com o texto porque fala de uma adolescente que estava grávida e ela não estava preparada para ser adulta e nem estava preparada para receber uma criança porque ela era completamente imatura.
Categorias da narrativa:
Narrador: É o produtor do discurso narrativo, que não deve confundir - se com o autor.
Exemplo - “Queria vê - la com raiva. (pág. : 35, 1º linha)
Quanto ao papel na acção: É homodiegético: Porque ele está presente e toma parte na história narrada, sobre a forma de “eu” .
Exemplo - “Queria que ela e todas elas se juntassem e calassem para sempre os latidos daqueles que perseguem manhosamente as nossas meninas na quietude das noites”. (pág.35,7º parágrafo, 1º linha até 3º linha)
Quanto a ciência: O narrador é omnisciente porque ele sabe de tudo. Exemplo - “ E chora às escondidas. E faz contas e às luas. (pág.35; 5º parágrafo) Quanto a visão:
Focalização Interna: O narrador sabe tanto quanto a personagem
Exemplo: “ Ainda há dias ela ria e dançava pelos cantos. (pág. 35; 1º parágrafo 1º linha até 2º linha)
Focalização externa: O narrador apenas fala o que vê. Exemplo: “ Agora apenas um rostinho triste e resignado que de longe em longe se abre … ( pág. 35 ; 1ºlinha até 2º linha)
Personagens: são os seres reais ou não reais que fazem parte da história
Personagem Principal: Paula
Personagem Secundária: Narrador:
Personagem Referidas (Figurantes): Meninas, Perseguidores, Mães.
Caracterização directa:
Heterocaracterização: Quando uma personagem ou narrador caracteriza outra personagem. Exemplo: “ Hoje carrega penosamente uma barriga enorme ”(pág. 35; 1º paragrafo, 4º linha)
Caracterização Indirecta: É aquela que o leitor deduz do comportamento da personagem (atitudes e modo de falar. Exemplo: “ Agora apenas um rostinho triste e resignado que de longe em longe se abre … ”( pág.35 4º parágrafo 1º linha até 2º linha …)
Acções: São os acontecimentos de uma história que acontece num tempo e espaço
Acções Principal: “ Para Setembro Paula terá seu filho”( pág. 35 ;1º parágrafo 1º linha)
Acções secundárias: “Hoje carrega penosamente uma barriga enorme sozinha” pág.35 ;4º linha)
Quanto a sequência narrativa: Temos encadeamento porque a história é linear.
Quanto a Delimitação: É uma narrativa aberta porque não sabemos o destino final da personagem (Paula).
Espaço: É o local onde se desenrola a história.
Espaço Físico: Cantos
Espaço psicológico: Lua
Tempo: É o momento em que se desenrola a história.
Tempo Cronológico: É o tempo real Exemplo: “ Hoje carrega penosamente uma barriga enorme”
Tempo Psicológico: É o tempo medido pela estimativa de alguém. Exemplo: Queria que ela e todas elas se juntassem e calassem para sempre os latidos daqueles que perseguem manhosamente as nossas meninas na quietude das noites.
Analepse: É o recuo da história. Exemplo: “ Ainda há dias ela ria e dançava pelos cantos.
Modo de expressão Literária/Formas de apresentação da Narrativa:
Descrição: informação sobre as personagens, espaço, tempo e objectos. Exemplo: Paula perdeu o olhar meigo e livre de adolescente
Comentário:
Eu achei este texto muito importante porque ajuda – nosa reflectir sobre a problemática da gravidez precoce e do abandono por parte dos pais , ajuda - nos a reflectir sobre a problemática e dificuldades que envolve a gravidez precoce na adolescência.
Figuras de estilo: São processo que permitem alargar o sentido das palavras, combinando - as de uma forma especial de modo a criar uma mensagem cheia de expressividade, originalidade e graça, despertando no leitor determinadas sensações começando por:
Hipérbole: Exagera as realidades para as encarecer ou atenuar .
Exemplo : “ E que os desfizessem com as suas mãos de mães abandonadas.
Interrogação: Uma pergunta que se faz não para obter resposta, mas para chamar atenção para uma ideia .
Exemplo : “ Aos dezasseis anos quem pode ter essa força toda?”
Assonância: Consiste na repetição de sons vogais .
Exemplo: Triste e resignado que de longe em longe se abre (e)
Aliteração: Consiste na repetição de sons consonânticos
Exemplo : “ Todas elas se juntassem e calassem .”
Anáfora: É a repetição da mesma palavra ou expressão no início de cada frase.
Exemplo : “ Queria vê – la com raiva;
“Queria que ela e todas elas se juntassem e calassem para sempre os latidos daqueles que perseguem manhosamente as nossas meninas na quietude das noites”
Apóstrofe: É a interpelação de pessoas presentes ou ausentes, vivas ou mortas, ou mesmo de coisas inanimadas.
Exemplo : “ A natureza não soube fazer contas.”
Resumo do texto analisado :
Paula era adolescente que estava grávida, nos dias anteriores ( antes da gravidez) ela sentia alegre, brincava , passeava, dançava, mas hoje ela se sente sozinha, deprimida e abandonada porque não tem apoio da pessoa que devia apoiá - la no momento tão difícil e delicado. Começou a sentir frágil e inofensiva. Paula chorou e se lamentou porque não tem mais volta, o que fez já estava feito e ela vai pagar o preço, com o nascimento de um filho.
Enfrenta inúmeros problemas que não se pode resolver sozinha mas sim com ajuda das pessoas mais íntimas para que possa enfrentar os obstáculos que é difícil na fase da adolescência.
Conclusão
Com este trabalho aprendi mais sobre categorias da narrativa, personagens, tempo e espaço modo de expressão literária e figuras de estilo, espero ter feito um bom trabalho, e que cumpri o meu objectivo.
Bibliografia:
- Gramática Universal de Língua Portuguesa do autor António Afonso Borregana
- Livro de Dina Salústio
- Dicionário que obriga ela a ser mulher e mãe anteciparam
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