República de Cabo Verde
Ministério de Educação e Ensino Superior
Trabalho de Grupo de Português
Tema:
conto: “OU QUANDO SANTO ANTÃO E APENAS SILÊNCIO”
Data: 07/05/11
Professor: RICARDINO ROCHA Elaborado por:EUCLIDES MOREIRA SANCHES
O presente trabalho enquadra-se no âmbito da disciplina de Português solicitado pelo Professor RICARDINO ROCHA e tem como objectivo de descrever tudo o que envolve o conto “Mornas eram as noites” do tema “O QUANDO SANTO ANTAO E APENAS SILENCIO”: modos de expressão literária, níveis de língua, figuras de estilo, categorias da narrativa (narrador, personagens, tempo, acção e espaço).
Dados biobibliográficos da Dina Salústio (vida e obra)
Dina Salústio (Bernardina de Oliveira Salústio) nasceu em Santo Antão , Cabo Verde. Professora, Assistente Social e Jornalista, trabalhou em Portugal, Angola e em Cabo Verde. Tem colaboração em prosa e poesia na imprensa Cabo-verdiana e no estrangeiro. Em 1994 foi-lhe atribuído o primeiro prémio de literatura infantil em Cabo Verde e no mesmo ano publicou.
Mornas eram as noites, uma colectânea de trinta e cinco contos.
Membro da Associação dos Escritores Cabo-Verdianos, participou na Antologia de Poesia Cabo-verdiana Mirabilis de Veias ao Sol e na colectânea Cabo Verde: Insularidade e Literatura, tanto na versão portuguesa como na Francesa. Em 1999 ganhou o 3.º prémio de literatura infantil, dos PALOP.
A estrelinha Tlim Tlim, livro infantil e A Louca de Serrano, seu primeiro romance foram editadas em 1998.
Categorias da Narrativa:
- Quanto à presença o narrador é participante porque participa e narra a historia na 1pessoa.
Ex: pag”22” 2ª paragrafo” era um dado novo para mimoseai-me
Ø Personagens: narradora, conhecido, parente, amigo e alguém
Ø PERSONAGEM PRICIPAL: alguém
Ø PERSONAGEM SECUNDARIO: narradora
Ø Figurantes: conhecidos, parente e amigo
Ø Quanto o papel na acção o narrador e homodiegético porque participa como personagem secundário.
· Quanto à visão e externa , porque não sabe tanto como a personagem.
· Ex pag 22 3ªparragrafo”depois aprendi que escuridão e silencio e, pode ser, uma
· Quanto a sequência narrativa: temos um encaixe porque integra uma outra história numa outra história.
· Ex: pag “21” 9ªparragrafo”lembrei-me de alguém que há pouco tempo ali encontrei numa ribeira entre um canavial e o mar. Foi há tanto tempo…”
· Quanto a delimitação e aberta porque não sabemos o destino final das personagens.
· Quanto ao espaço:
· FISICO-
· SOCIAL- um grupo de amigos
· TEMPO- Cronológico “horas decorridas e é madrugada
Ø Espaço
· Físico: macro espaço - santo Antão
Micro espaço sala de espera
Modos de expressão literária
Ex: “ Sem como nem porque santo Antão tornou-se o tema preguiçoso da conversa de espera. “
- Descrição – porque destina-se a desenhar as personagens ou lugares ou a descreve-los.
Ex:”a ilha era apenas ela, no sentido inicial da concepção: intocada e intocável “
- DIÁLOGO- não existe diálogo nesse texto.
FIGURAS DE ESTILOS:
· Hipérbole -ex. Pag 21:”as palavras cruzavam-se no ar num exercício anti-dialogo. E chocavam-se ao baterem em mim.
· Gradação – ex pag 21 “os gestos pensativos e saudosos de quem já participou da força guardada daquela terra e a inscreveu nas suas opções.”
- Pleonasmo pag 21”ninguém falava de ninguém fosse conhecido, parente, amigo ou mito, como se nada tivesse importância no espaço imaginado.
COMENTÁRIO:
“OU QUANDO SANTO ANTAO E APENAS SILENCIO”
Gostei desse trabalho ajudou -me a conhecer melhor a ilha e um texto interessante no qual vi factos de alguma vivencia na ilha no qual me interessei perante o meu estudo do texto e espero conhecer a ilha do qual o texto fala nesse caso S. Antão para poder contemplar da sua beleza.
Conclusão
Ao longo da realização deste trabalho concluímos que fazer este trabalho é preciso ler e reler o texto para poder entender o recado ou a mensagem que a autora tenta nos deixar através da leitura desta sua obra e bom levar em consideração o esforço que tive para realizar este trabalho mas acho que teve algum objectivo e para eu alcançar o qual espero ter alcançado.
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