Trabalho Individual da aluna: Ilisângela Martins Moreira
Nº 8 Turma 10ºE - Ano letivo 2010/2011
Professor: Ricardino Rocha
O Conhecimento em debate
v Categorias da Narrativa
o Narrador quanto a presença
O narrador é participante porque participa e narra a história em 1º pessoa do singular.
EX: Preciso de conhecer alguém para o poder amar. (pag.39/ 1ª linha)
o Quanto ao papel na acção
O narrador é homodiegetico porque participa na história como personagem secundária.
o Quanto a ciência
O narrador é omnisciente, pois sabe tudo o que passa no interior das personagens.
o Quanto a visão
Focalizaçao interna. O narrador sabe tanto quanto a personagem.
EX: Encostadas, nos carros parados lado a lado.
o Personagem
O narrador, as mulheres e os amigos.
Principal – as mulheres
Secundaria – o narrador
Figurantes – amigos
o Caracterização Directa
EX: A mulher que gostava de atirar pedras para as ondas etc.
Caracterização Indirecta
EX: Pelo menos esse é um conhecimento que não violento.
o Acções
É o desenrolar da história
o Principal
EX: Preciso conhecer alguém para o poder amar.
o Secundaria
EX: a mulher que gostava de atirar pedras as ondas…
o Sequência narrativa das acções
Encadeamento vai do começo ao fim da história
o Delimitação
Aberta – não sabemos se a mulher insistiu da necessidade do não conhecimento.
o Espaço
Físico:
Micro espaço – carro
Macro espaço – mar
o Social – uma mulher pegou numa pedra e atirou-a para o mar.
o Psicológico
Reformavam pensamentos na intimidade de mulheres no ligeiro sopro que vinha de outras bandas na margem marinha recompensando-as do calor desagadavel que fizera o dia todo.
EX: Preciso de conhecer alguém para o poder amar.
o Tempo / Cronológico
EX: Agora meia-noite, o dia todo etc.
o Analepse – recuo das histórias.
EX: Não houve.
o Prolepse – avanço da história
EX: O jantar tinha sido extremamente…
o Narração
É o contar da história.
EX: Preciso de conhecer…, o jantar tinha sido…
o Diálogo - conversa entre duas pessoas.
EX: Discordo. Pode-se viver o amor objectivando o conhecimento.
Mentira. O conhecimento destrói a fantasia etc.
o Descrição
É a apresentação dos elementos de caracterização.
EX: A mulher que gosta de atirar pedras para as ondas.
o Monólogo
EX: Quando o mar rodar fala sozinho.
Preciso de conhecer alguém…etc.
o Figuras de estilo.
Hipérbole – o conhecimento mostra a realidade, as tripas fora, a pequenez. A lua batia-lhe no rosto e não mostrou decepção.
Comparação – O tempo todo fingimos o que não somos, o que não podemos ser, o que desejaríamos ser…etc.
Enumeração – Quando nos conhecemos uns aos outros, sentimos nojo porque o tempo todo fingimos o que não somos, o que não podemos ser, o que desejaríamos ser.
Interrogação
EX: Necessário o esquecimento?
Repetições de palavras
EX: …ninguém violenta ninguém.
o Níveis de língua
Nível de língua familiar
EX: Um amigo disse-me que o conhecimento…etc.
Resumo
O texto tem como tema “O Conhecimento”.
Como é bom poder conhecer uma pessoa. A mulher não queria conhecer alguém porque o conhecimento destrói a fantasia, para ela o melhor é não conhecer porque com o tempo descobrimos que a pessoa não é aquilo que desejávamos ou tínhamos imaginado. Por isso o conhecimento não esclarece as nossas duvidas sobre o carácter de uma pessoa.
Comentário
Achei o conto muito interessante, mostrou-me como é importante o conhecimento, a oportunidade de conhecer alguém para não nos decepcionar ou enganar. É bom conhecer antes de agir porque ficamos prejudicados se não conhecermos uns aos outros.
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