sábado, 30 de abril de 2022

A importância do trigo na cultura espanhola

Por: Célia Sierra*

O trigo é um alimento muito importante na cultura de meu país, a Espanha. O trigo é cultivado em todo o país, mas sobretudo na Castilla La Mancha. Então, este alimento é muito importante na cultura da Castilla-La Mancha e há muitos pratos com este alimento.

 Sua história na Espanha e na Europa é muito antiga, os egípcios foram os primeiros que introduziram o trigo na Europa. Depois, os espanis levaram o trigo para a América em 1500: diz-se que foi um escravo de Hernán Cortés que o levou trigo por primeira vez.

 

Na Espanha, o trigo é muito importante, com ele é feito um dos pratos mais consumidos: o o. O pão é consumido todos os dias na Espanha, com todas as comidas do dia: no pequeno-almoço você pode comer torradas, no almoço e jantar você pode comer como acompanhamento.

 Na Castilla La Mancha o trigo é um dos alimentos mais importantes. Então, muitos pratos com este alimento. Um dos pratos é migas: as migas manchegas. O principal alimento das migas é o pão torrado. Outros ingredientes são espargos, chouriço, ovos, toucinho, alho e pimenta. Mas os ingredientes mudam segundo a zona e a geografia: nas zonas montanhosas as migas m espargos, mas nas zonas de planas o. Em outras zonas as migas têm uvas e em outras sardinhas.

 


Fonte: https://commememucho.com/2020/03/28/migas-manchegas-o-ruleras/

 

Outro prato típico feito com trigo é a sopa manchega. O ingrediente principal também é pão. Outros ingredientes são alho, ovo e pimentão. A sopa manchega é um prato das pessoas pobres porque não precisa de muitos ingredientes. Também se pode juntar com chouriço e toucinho.

 

Fonte: https://sivarious.com/b2c/recetas/como-hacer-sopa-castellana/

 

O trigo tem muita importância na cultura da Castilla la Mancha. Um exemplo é la trilla” para tirar o grão de trigo. Quando os agricultores faziam isso, uma festa era feita também para todas as pessoas nas aldeias.

 

Fonte> https://www.verpueblos.com/castilla+la+mancha/cuenca/buciegas/foto/712193/

 

*Célia Sierra é espanhola e estuda no Centro Cultural Brasil-Cabo Verde

 

 

sábado, 23 de abril de 2022

23 de abril é Dia do Professor Cabo-verdiano

 23 de abril é Dia do Professor Cabo-verdiano

 

Crédito: Mundimensagens

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Cabo Verde participa nas II Jornadas Internacionais em Educação Literária

A experiência do projeto de cooperação bilateral "Dinamização de Bibliotecas Escolares" será partilhada na Mesa Redonda: Formação de leitores e Educação Literária na Sociedade, das II Jornadas Internacionais em Educação Literária, que terão lugar dias 22 e 23 de abril, em formato on-line.
 A partilha estará a cargo de Neidina Moniz - Técnica da Direção Nacional de Educação de Cabo Verde, Co-coordenadora do projeto DBE e Ponto Focal do Ministério da Educação de Cabo Verde para a implementação do Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, liderado pela Biblioteca Nacional de Cabo Verde do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas
Consulte o Programa e inscreva-se através do Site das Jornadas: https://jornadasemeducacao.wixsite.com/jied2
O DBE é financiado e co-implementado pelo Camões, I.P., pela DNE/ Ministério da Educação de Cabo Verde e pela BNCV/ Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
 
Crédito: Facebook da Embaixada de Portugal em Cabo Verde

Frase do dia

"Cultive todas as pessoas, as certas vão brotar." - Autor desconhecido

IILP PROMOVE REFLEXÃO E OFICINAS DIDÁTICAS SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO BILÍNGUE

O IILP - Instituto Internacional da Língua Portuguesa, instituição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em parceria com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões IP), o Centro Cultural Brasil - Cabo Verde, a Universidade de Cabo Verde - UniCV e a Delegação Santa Catarina do Fogo do Ministério da Educação de Cabo Verde, realizaram, nas ilhas do Fogo e da Brava, durante os dias 18 a 22 de abril, uma série de atividades para assinalar o dia do professor cabo-verdiano.

 
Na ilha do Fogo, o evento arrancou na passada segunda-feira com uma conferência de Reflexão sobre o Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa em Contexto Bilingue, na Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa.
Nos dias seguintes foram realizadas várias Oficinas Didáticas dirigidas aos professores dos ensinos básico e secundário, subordinadas ao tema geral: Competência da Compreensão Oral - Iniciação à Aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Básico.
Para os professores dos Agrupamentos 1 e 2 de Santa Catarina do Fogo a Oficina Didática foi dinamizada pela Dra. Mónica Andrade, professora do CCBCV, sobre o tema: Desafios do Professor de Língua Portuguesa no séc. XXI: Novas Abordagens de Ensino, na qual participaram cerca de 50 professores.
Para além destas oficinas a formadora assistiu e dinamizou algumas aulas para alunos do 5º e 6º anos da Escola Básica de Roçadas e nas turmas do 7º, 8º e 11ºCT do CEEGM.
O encerramento das atividades aconteceu na tarde desta quinta-feira, no salão multiuso do CEEGM, com a entrega de certificados aos professores participantes das oficinas e contou com a presença do Dr. Incanha Intumbo, Diretor Executivo do IILP, Nadine Rodrigues, Secretária do IILP e da Dra. Mónica Andrade, Professora do CCBCV, professores formandos e alunos da turma 12H.
A Direção do Agrupamento 1 agradece à organização do evento, bem como aos alunos e professores que participaram nas atividades.
 
Crédito: facebook da Delegação do MED de Sta. Catarina - Fogo

Vantagens da Leitura

 

 
 

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Cacofonia

Crédito: @português.cristalino