domingo, 30 de janeiro de 2011

Nigéria: Confrontos em Jos fazem vários mortos


Nigéria: Confrontos em Jos fazem vários mortos

Confrontos entre católicos e muçulmanos em Jos, na Nigéria, provocaram 15 mortos, afirmam responsáveis da comunidade muçulmana. Dados diferentes são avançados pela polícia, que registou dois mortos no confronto e uma tentativa de atentado à bomba falhado numa igreja protestante, também no norte.

Na zona de Jos, «encontrámos 15 corpos em diferentes zonas da cidade afectada pela violência no domingo», disse à AFP o chefe de uma equipa de resgate, Mohammed Shitu, dizendo que houve pessoas alvejadas e queimadas.

Já Ahmed Garba, responsável de um grupo muçulmano de Jos, apontou 14 vítimas mortais. «Seis deles foram mortos pelos tiros dos polícias, cinco pessoas foram mortas em Rusau durante os confrontos entre cristãos e muçulmanos e três foram queimados por vândalos», explicou.

Recorde-se que a zona de Jos, no centro da Nigéria, é frequentemente palco de violência entre grupos muçulmanos e cristãos.

Polícia nigeriana regista 35 mortos na última semana

Na última semana, 35 pessoas morreram em confrontos entre grupos muçulmanos e cristãos na Nigéria, com a maioria a registar-se na cidade de Jos, informaram este domingo as autoridades policiais nigerianas. A região centro do país continua assim marcada pela violência religiosa.

«Trinta e cinco pessoas foram mortas na sequência de violência religiosa em Tafawa Balewa na quinta-feira», afirmou à agência AFP Abdulkadir Mohammed Indabawa, chefe da polícia local. Também na semana anterior a polícia já havia registado 4 mortos, para além da destruição de 5 mesquitas e 50 casas.

Note-se que Tafawa Balewa já registou vários confrontos entre as duas comunidades religiosas. A sua localização, no estado de Plateau, entre a região do norte do país, maioritariamente muçulmana, e o sul, maioritariamente cristão, torna-o um palco de conflito entre os grupos.

fonte: www.abola.pt