sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Imperfeições nossas e dos outros

Procure corrigir com calma aqueles que erram, e saiba relevar as imperfeições dos outros, da mesma forma que espera a compreensão dos outros para os seus erros.

A vida é um intercâmbio de boa vontade mútua, em que recebemos aquilo que damos.

Dê tolerância e receberá compreensão e amor, tornando sua vida um paraíso sem dores e sofrimentos.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Corrigindo os nossos erros

Quando não se pode falar bem de uma determinada pessoa, o melhor mesmo é que não se diga nada, porque a demasiada atenção que dedicamos a observar ou criticar os defeitos alheios deve ser dada aos nossos próprios defeitos, tentando corrigi-los.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Te desejo o dobro daquilo que me desejas



A inveja, a raiva e os insultos, quando não são aceitos por nós, continuam pertencendo a quem os carrega consigo. 

Que nos ouça, apenas.



Às vezes só precisamos que alguém nos ouça.
Que não nos julgue.
Que não nos subestime.
Que não nos analise.
Que nos ouça, apenas."

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Língua materna em debate na ilha do Sal


“A língua materna e a recuperação da tradição e Expressão oral Cabo-Verdiana” é tema de uma mesa redonda agendada para a próxima sexta-feira, dia 21 no Sal. Um evento que propõe um olhar de fundo sobre a diversidade do povo cabo-verdiano através das diferentes variantes do crioulo.
Como forma de assinalar a efeméride, a CMS realiza neste dia uma mesa redonda com o Tema “A Língua Materna e a Recuperação da Tradição e Expressão Oral Cabo-verdiana” e ficará ainda patente ao público salense uma exposição de literatura cabo-verdiana.
Além do debate sobre o tema, o evento contempla uma apresentação musical pelos alunos da Escola Municipal de Artes Tututa, visualização de vídeo sobre a língua materna e uma exposição da literatura cabo-verdiana.
O objetivo é sensibilizar para a salvaguarda das tradições e expressões orais cabo-verdianas, realçar o papel da comunidade na valorização e proteção da língua como patrimônio cultural e refletir sobre as boas práticas para a recuperação, transmissão e valorização das tradições e expressões orais.
As tradições e expressões orais abrangem uma enorme variedade de formas verbais como provérbios, advinhas, historias, rimas infantis, lendas, mitos, músicas e poemas épicos, feitiços, orações, cantos, músicas, teatro entre outras. Tradições e expressões orais são usados para transmitir conhecimentos, valores culturais e sociais e memória coletiva, sendo essenciais para manter vivas as culturas.
A mesa redonda promovida pelo pelouro da Cultura e Educação da Câmara Municipal do Sal está marcada para as 18h00 do dia 21, na Biblioteca Municipal Jorge Barbosa, em Espargos.