segunda-feira, 30 de abril de 2012

MENSAGEM: DIA DO PROFESSOR CRISTÃO


MENSAGEM: DIA DO PROFESSOR CRISTÃO
Ainda que eu conte todas as histórias da Bíblia e cante todos os cânticos, mas se não tiver amor aos meus alunos, serei como o dicionário mudo ou como a enciclopédia que não sente.
Ainda que eu esteja todos os Sábados pontualmente na Igreja; preparando todas as lições e realizando grandes eventos para as crianças, mas se não tiver amor aos meus alunos, nada serei no meu ministério, diante de Deus
Ainda que eu pratique a beneficência, distribuindo caridade entre os pobres, e ainda que me deixe desgastar nos estudos e no trabalho do departamento de minha Igreja, mas se não tiver amor aos meus alunos, nada disso me aproveitará, no meu esforço de ensinar.
O professor cristão é paciente, bondoso, não é invejoso, não trata os outros com leviandade, nem se ensoberbece. Quando existe amor, o professor cristão não busca os próprios interesses, não se porta com indecência, não se irrita com facilidade, não suspeita mal do seu colega, não permanece indiferente ao trabalho, mas age em favor do próximo, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, tudo em nome da verdade e do amor de Deus, manifestado em Cristo Jesus, o grande Mestre
É este amor divino que nos inspira e nos dá forças para tudo sofrer, tudo crer, tudo esperar, tudo suportar, em nossa missão. Se existe amor, o professor cristão será sempre um grande mestre, inovador, participativo, criativo… terá a visão de que sem Cristo o mundo jamais conhecerá a verdadeira paz. Quando eu era criança, entendia que o dia do professor era feito de presentes, rosas, doces, cartões e festas. Quando, porém tornei-me professor, esqueci essas ideias sumamente materiais. Passei então a compreender o verdadeiro valor de ser professor. /
Priscila/ http://www.blogger.com/profile/
... Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. (Paulo Freire)
Frases de Augusto Cury sobre Professores
"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."
"Educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que passamos para transformar no que somos."
"A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um aluno..."
"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender."
"Ensine seus filhos a fazer do palco da sua mente um teatro de alegria, e não um palco de terror."
"Ser impaciente é desistir de educar."
"Quanto pior for a qualidade da educação, mais relevante será o papel da psiquiatria no terceiro milénio..."

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Concurso de literatura entre escolas secundárias



É já neste fim de semana ( Sábado, 28 de abril, às 16 horas) o concurso que põe fim à segunda fase do Campeonato Municipal de Literatura. Frente a frente Escola Secundária Abílio Duarte de Palmarejo e Escola Secundária Pedro Gomes da Achada S. António.

Recorde-se que na primeira fase estiveram frente a frente o Liceu Domingos Ramos e a Escola Secundária Cônego Jacinto, daVárzea e na segunda fase  Escolas Secundárias  Manuel Lopes, da Calabaceira e a  Constantino Semedo, daAchada S. Filipe.
O concurso vai acontecer na Praça do Café Sofia e vai ter a transmissão direta da rádio Praia FM2-Radiu Kultura. Os participantes são estudantes do 11º ano da área de Humanística das duas escolas. O desafio é responder a perguntas sobre literatura moçambicana.

Depois de E.S. Cónego Jacinto e Manuel Lopes garantirem as suas passagens para a próxima edição, nesta, é apurada a terceira escola que vai participar da finalíssima, em Junho, onde as quatro escolas ganhadoras de cada edição vão disputar o primeiro prémio com base num tema específico de literatura de um país de língua oficial portuguesa, neste caso a literatura brasileira.

A próxima edição do concurso começa já em 26 de maio e vai colocar frente a frente as Escolas Secundárias Amor de Deus e Miraflores. O tema sobre o qual os participantes vão se debruçar será literatura portuguesa.

Ricardino Rocha

Dado recolhidos do site: www.ccb.cv



Pensamento do dia

"Acho que o processo criador de um pintor e do escritor são da mesma fonte. O texto deve se exprimir através de imagens e as imagens são feitas de luz, cores, figuras, perspectivas, volumes, sensações."
(Frases e Pensamentos de Clarice Lispector)






Meu papel como educador

À luz do que foi a filosofia educacional de Paulo Freire devo dizer, modéstia à parte, que eu não ando muito longe do que ele propôs para a Educação. De facto, o educador deve conhecer a realidade sociocultural dos seus aprendentes. Estamos num mundo em intensa transformação e os nossos aprendentes muitas vezes estão a par dessas mudanças tecnológicas, sociais, económicas, políticas e principalmente educativas.

Ora, essas mudanças educativas no que tange aos paradigmas leva-me a pensar de uma maneira bem simples: quem ama não ensina, aprende. Se antes o foco era a transmissão dos conteúdos, ou seja, arte de ensinar hoje mais do nunca está voltado para a aprendizagem. Levar o aprendente a aprender a aprender, segundo o relatório da UNESCO a partir de agora a Educação deve apoiar-se nesses quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e com o outro e aprender a ser.

No entanto, o mais importante não é o professor lecionar todos os conteúdos do programa, não vale apenas cumpri-los. Assim acharíamos que pelo facto de fazer isso já cumprimos o nosso papel de professores. Não. Um educador vai muito além. Não fica pelos conteúdos, pelos temas da aula, ele explora os conhecimentos dos seus aprendentes e puxa pelo seu background e monta a sua aula a partir do diagnóstico feito. Um bom educador leva os seus aprendentes a viajar, a sonhar e porque não a criar os conhecimentos e aplicá-los nas situações do cotidiano. A educação possibilita ao indivíduo jovem e adulto retomar seu potencial, desenvolver suas habilidades, confirmar competências adquiridas na escola e na própria vida, com vista a um nível técnico e profissional mais qualificado.

Considero que a educação de Jovens e Adultos representa uma possibilidade que pode contribuir para efetivar um caminho e desenvolvimento de qualquer pessoa, em qualquer momento da vida. Para isso, é importante fazer um planejamento adequado para esse processo que é uma grande responsabilidade social e educacional, cabendo ao professor no seu papel de mediar o conhecimento. Porém, para ele conseguir isso, deve ter uma base sólida de formação, estar em constante atualização. Reconhecer em si mesmo como “ser” professor inacabado sempre aprendendo a conhecer -se para só depois conhecer o outro. É o que me faz caminhar nessa messe porque um professor é um eterno estudante, está sempre a aprender.

Como referiu o especialista inglês Timothy Ireland: o processo de educação no indivíduo tem três dimensões sendo estes: a individual, a profissional e a social. A primeira considera a pessoa como um ser incompleto, que tem a capacidade de buscar seu potencial pleno e se desenvolver, aprendendo sobre si mesmo e sobre o mundo. Na profissional, está incluída a necessidade de todas as pessoas se atualizarem em sua profissão, todos precisam se atualizar. No social (sendo este, a capacidade de viver em grupo), um cidadão, para ser ativo e participativo, necessita ter acesso a informações e saber avaliar criticamente o que acontece. (IRELAND, 2009, p. 36).

Em suma, cabe ao educador conhecer essas dimensões e trabalhar os seus aprendentes de forma a dar corpo a sua educação integral para poder enfrentar o mercado de trabalho com uma outra visão do mundo e ter consciência dos seus direitos e exercer plenamente a sua cidadania.

Ricardino Rocha



terça-feira, 10 de abril de 2012

A lusofonia no meio de algumas contradições

Fonte: http://www.ciberduvidas.pt
Por Fernando Cristóvão

Artigo publicado na revista Letras com Vida, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (Clepul), da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, n.º 2, do segundo semestre de 2011. Redigido conforme, já, as novas regras do Acordo Ortográfico.

É um facto que nesta primeira década do século XXI a Lusofonia se está a afirmar como uma realidade, ainda que em construção permanente, com avanços e recuos, como é próprio de um crescimento em idade jovem.
Há uma quantidade enorme de instituições e eventos que se adjetivam de “lusófonos”. Basta procurar na Internet para se avaliar o número e diversidade das formas de diálogo na Lusofonia.
A título de exemplo: há um “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona” (5 de maio), criado pelos Ministros da Cultura da CPLP, em 2009. Há uma Universidade Lusófona, um Centro de Literaturas Europeias e Lusófonas da Faculdade de Letras de Lisboa/FCT, vários programas de Cursos de Literaturas Lusófonas nas Universidades e outras Escolas. Existem associações também adjetivadas de lusófonas, como a União de Médicos, Escritores e Artistas Lusófonos – UMEAL (1992), a Federação das Associações Lusófonas das Ciências da Educação – LUSOCOM, a Associação de Cultura Lusófona – ACLUS, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2000), Jogos da Lusofonia (2004), Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania – ALCC (2007), Movimento Internacional Lusófono – MIL (2009), Academia de Letras e Artes Lusófonas (2009), etc., etc.
Para além disso, numerosas são as atividades efémeras que se declaram lusófonas nas áreas do comércio, da agricultura, da gastronomia, dos desportos, do espetáculo…
Nesta reflexão serão consideradas, sobretudo, algumas instituições maiores e factos significativos de base que garantem tanto a estabilidade como o caminho do progresso da causa lusófona.
Também outras instituições menores e múltiplos acontecimentos atestam este movimento e “ideal”, e delas são frequentes as notícias nos órgãos de comunicação social, pelo que não as mencionamos.
Continua...